sábado, 23 de maio de 2009

Gato Negro Carménère 2007

Ontem depois de mais um longo dia de trabalho (e um coxão de bode espetacular no almoço) chegou a hora de experimentar a primeira das valiosíssimas aquisições realizadas na distribuidora de alimentos e bebidas RM Express.

A pedida da noite foi um Gato Negro Carménère 2007, que custou a bagatela de R$ 14,90. A aparência do vinho estava dentro dos conformes - brilhante e límpido, de um púrpura intenso com um pequeníssimo halo aquoso, o que até onde entendi mostra um potencial de guarda de mais alguns anos.

Os aromas eram suaves e pouco persistentes, com alguma complexidade. Senti a presença marcante do sabor da uva e alguns traços de pimentão verde e tabaco. Ainda vou levar algum tempo para identificar outros tipos de aroma em vinhos, então ter reparado nisso já foi uma vitória. A madeira marcava leve presença, a textura era muito sedosa e os taninos extremamente amaciados. O equilíbrio era bom, mas senti falta de um corpo mais pronunciado - parecia que o vinho escorregava dentro da boca sem deixar maiores efeitos.

A graça é que, como boa matuta, entornei praticamente a garrafa inteira - o que me proporcionou um fenomenal black-out como nunca antes ocorrido na história. Lembro de ter colocado a garrafa vazia ao lado do cesto de lixo na área de serviço e deitado no sofá com marido para assistir Harry Potter e o Cálice de Fogo. Lembro de apenas UMA FRASE do filme: o menino que virou vampiro em Twilight pedindo a Harry para levar seu corpo para o pai. Não faço idéia de como cheguei na cama. Quando me dei conta, já era sábado de manhã.

Resumo da ópera: um vinho leve e suave, mas que não deve ser subestimado. O álcool me pegou de jeito, deixando aquele enjoo residual que acaba com qualquer manhã de sábado. Pelo menos uma coisa aprendi: uma taça de cada vez.

De preferência, acompanhada de um bom copão de água.

P.S: Acabei de receber um telefonema do lado gaúcho da família que só comprovou o que eu desconfiava: Gato Negro nem pensar. Então tá então, DISSO eu espero me lembrar.

Classificação: \o/ \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário