segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Esupumante é vinho?

Essa é para satisfazer a curiosidade de marido, que há alguns dias me enviou um e-mail com o seguinte comentário sobre uma matéria do pessoal da Info: "acho que erraram feio no texto, chamando espumante de vinho, certo?"

Errado, marido. Espumante é vinho sim!

Vejam só onde fui encontrar uma definição definitiva (foi mal a aliteração) do que é considerado vinho: no site do Governo Federal do Brasil! De acordo com o artigo terceiro da Lei número 7.678, de 8 de novembro de 1988, "vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura." Ainda segundo o texto legal, espumante é uma classe de vinhos, assim como o licoroso e o de mesa - com o benefício de ainda ter aquelas deliciosas bolhinhas.

Para comprovar, é só lembrar que o espumante é igualzinho aos vinhos normais, pelo menos até o fim da primeira fermentação. Depois é que eles adicionam mais um pouco de pó-de-pirlimpimpim - nossas amigas leveduras - para que ocorra uma segunda fermentação em condições especiais de pressão, o que faz com que as bolhinhas nasçam, cresçam e fiquem guardadas dentro do precioso líquido, só nos esperando para mergulhar delicadamente dentro da flute!

Mas interessante mesmo foi saber através da matéria da Info que uma garrafa de um litro de champanhe libera até 5 litros de dióxido de carbono através da perlage.

Depois não me venha reclamar da deselegância quando vier a famosa eructação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário