sexta-feira, 19 de março de 2010

Cometendo um sacrilégio

A garrafa estava lá, espreitando na geladeira há dias. E eu tinha visto a Nigella fazer isso algumas semanas atrás, no programa retransmitido pela GNT.

Então eu cometi um sacrilégio.

Usei uma taça do espumante Mumm Cuvée Reserve Brut para marinar as coxas de frango que vou grelhar mais tarde para o jantar.

#prontofalei

Sou só eu ou alguém mais se sente meio culpado por usar um bom vinho para fins exclusivamente culinários?

Aliás, só pra constar: a Nigella admitiu que depois das festas que dá, reaproveita até as sobras de vinho das taças e congela em saquinhos para usar depois na comida. Eca.

4 comentários:

  1. Fabiana
    Em geral os chefs falam que deve-se usar um bom vinho para a culinária, afinal de contas, se aquele vinho não serve para beber, por que serviria para cozinhar, já que você vai comer depois? :)
    Eu já fiz testes com vinhos ruins e bons e realmente faz diferença. Mas acho que sempre vale um bom senso. Não vai também usar aquela garrafa de Chablis 1982 que você guarda com tanto carinho para fazer risoto, mas vale a pena investir (um pouquinho) no vinho sim. Se tiver oportunidade de fazer o teste, me fala depois.
    Abraço
    Daniel
    www.vinhosdecorte.com.br

    ResponderExcluir
  2. Penso que a utilização de vinhos em culinária se aproxima da tentativa de substituição do ácido acético...kkk Bom, já utilizei um vinho bem "xumbrega" pra refogar camarões frescos. O odor ficou maravilhoso, e o sabor mais ainda. Quanto à utilização das linhagens nobres, acho um desperdício, pois há muita difusão de substâncias mais sutis, do odor, enfim, perde-se mais que ganha-se.. Prefira saboreá-los! Até mais... euzix.rober@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Daniel e Roberth,

    Obrigada pela visita!

    De fato, acho que se eu tivesse marinado as coxas de frango com algo mais barato o efeito teria sido ooooooutro - e não tão agradável :) Mas vou tentar não cometer o erro de usar um vinho muito bom para minhas receitas extravagantes.

    Grande abraço,

    Fabiana.

    ResponderExcluir
  4. Bons pratos requerem bons ingredientes. E a regra é válida também para os temperos, vinhos, vinagres e até para a água utilizada no preparo, não é só para os ingredientes principais não.
    Mas em Vinhotopia pensamos também que com o cozimento, muitas das nuances de um grande produto acabam desaparecendo, portanto, vale a pena trocar por um produto mais simples (e barato), mas igualmente de qualidade.

    ResponderExcluir