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Eu conheço jornalistas donos de blogs que não só encorajam as assessorias a enviar releases para divulgação como também pedem para receber produtos e amostras, só 'para ilustrar melhor os textos'. Se eles estão certos? Na minha humilde opinião, até certo ponto, sim.
Acredito que receber um press release de uma assessoria de imprensa é, além de uma certa honra para o blogueiro (que está sendo reconhecido como formador de opinião), uma grande oportunidade de ficar sabendo de assuntos, tendências e lançamentos que ele talvez não tivesse oportunidade de descobrir se não fosse essa mãozinha dos coleguinhas jornalistas. Imagina só, um blogueiro sendo convidado para uma conferência de imprensa ou degustação com especialistas! É ou não é a glória?
Então é assim: recebi uma sugestão de pauta de um fabricante? Ótimo!
Meu trabalho para por aí? Certamente que não.
A partir deste momento é que entra o bom senso do dono da mídia - nome chique para designar a pessoa do blogueiro. Ele, enquanto Assis Chateaubriand de seus próprios domínios, é responsável por definir se aquela sugestão vale a pena ou não; se condiz com a realidade; se a banda toca mesmo daquele jeito. Se você tem seu blog só pela diversão e amor ao que escreve e vive sendo importunado por jornalistas chatos, a saída é simples: criar um filtro jogando as mensagens deles diretamente na caixa de lixo.
Mas se você realmente leva as sugestões de pauta em consideração, é hora de usar seu senso crítico sobre elas. E aí é que eu não acho legal receber presentinhos de empresas sobre as quais se escreve.
É preciso isenção (e não apenas cojones) para dizer - por exemplo - que o tal vinho Gato Negro é uma das piores coisas que já passaram pela porta da sua casa. Se esse post fosse fruto de um mimozinho de fabricante, será que eu teria me dado ao luxo de encarnar Paulo Francis e detonar o produto? Gosto de pensar que tenho meus princípios, mas é bem provável que eu tivesse inventado uma balela qualquer que me isentasse de dar minha verdadeira opinião.
Muita gente pode ter uma posição contrária à minha e simplesmente achar esses tais press releases uma encheção de saco - mas meu lado assessor de imprensa também fala alto. Enquanto profissionais de comunicação, estamos correndo como loucos para nos adaptar a este novo contexto, em que a mídia dita "oficial" (jornais, tvs e rádios) passa a concorrer enquanto fonte de informação com os conteúdos criados na internet pelos próprios cidadãos. Este fenômeno tem mexido com a cabeça de muita gente no meio, e nós de fato ainda estamos batendo cabeça para entender o caminho correto.
Estamos vendo o futuro sendo criado a cada dia! Não sei se estamos certos ou não, mas pelo menos estamos contribuindo para o desenrolar da história.
Enquanto isso, vou dando minhas opiniões sobre o que der na telha :)
Só para fazer suspense: no próximo post, meu encontro (e de marido!) com um BBB chileno.
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