sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rolhas sintéticas: vilãs?

Continuando a série de posts sobre rolhas, descrevo agora o que aprendi sobre as tão faladas sintéticas.

Devo confessar que meu lado ecológico se dói todas as vezes que vê uma bela garrafa de vinho tampada com uma rolha artificial. Acima de tudo, elas me parecem atentados contra a natureza em miniatura. Mas exatamente de que material elas são feitas? O que os fabricantes têm a dizer sobre seu produto? Vamos às respostas.

As rolhas sintéticas são fabricadas de elastômeros, os mesmos elementos utilizados para produzir alguns utensílios médicos e para uso em bebês. Um ponto a favor, já que segundo a fabricante TopCork, "elas são neutras, não favorecendo a proliferação de bactérias ou conferindo odores estranhos ao produto". Trocando em miúdos: adeus, bouchonée proveniente da rolha de cortiça.

Sem contar que são mais baratas - por incrível que pareça, na minha pesquisa não consegui definir quanto. Mas que são, são.

E também há a praticidade: elas têm uma consistência parecida com a cortiça, exigindo a mesma força para retirada do gargalo dos exemplares naturais. Além disso, podem ser produzidas em cores e tamanhos específicos para cada cliente, adaptando-se a praticamente todos os tipos de garrafa.

Ainda de acordo com o pessoal da TopCork, a rolha sintética oferece uma "excelente vedação para manter os aromas dos vinhos intactos". Mas aí mora o perigo. Conforme li no blog de Adriana Grasso, Vinhos Italianos, "a rolha sintética serve somente para os vinhos que já saem prontos para consumo das vinícolas e não precisam de estágio de envelhecimento na garrafa, isto é, para vinhos que devem ser consumidos jovens." Isto porque ela não tem aquela capacidade miraculosa da cortiça de promover a microoxigenação - e portanto, o aumento da complexidade do vinho com o passar do tempo. Ou seja, rolha de elastômero só seria boa para vinhos de consumo jovem.

Por fim, os fabricantes bradam aos quatro ventos que suas rolhas sintéticas são recicláveis. Porém são feitas de materiais não-renováveis e não-biodegradáveis. Sei não... pode parecer preconceito, mas eu continuo apaixonada pela cortiça.

Um comentário:

  1. Ja´abri algumas desse material e já achava esquisito, agora descobrindo que o nome é esse: elastômetro ficou ainda pior.
    Concordo plenamente
    Abraços
    Marcos Silva

    ResponderExcluir