quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sideways e pinot noir


Como amante da sétima arte e iniciante em vinhos, tenho me inspirado em algumas obras cinematográficas para pautar minhas incursões enogastronômicas. Por isso, quando lembrei de Sideways, Oscar de Melhor Roteiro Adaptado de 2004, corri logo para comprar o DVD.

A história é interessante (ainda que o filme tenha decepcionado um pouco), mas o que ficou mesmo da obra foram as paisagens belíssimas dos vinhedos californianos e a ligeira obssessão de um dos protagonistas pelos varietais pinot noir. "É uma uva delicada e difícil de ser cultivada", ele comenta a certa altura - ao que marido fez questão de observar que a partir daquele momento me chamaria de pinot (pela mesma dificuldade no "cultivo" hehehe).
Obviamente, comprei o quanto antes um exemplar de Aresti Pinot Noir Reserva 2007 para tentar entender o que danado ele tanto falava - e pelo jeito, me dei mal. Já na garrafa parecia haver algo estranho com o vinho, como se ele fosse um pouquinho aguado demais para um tinto. A coloração na taça era puxada para o violáceo, mas muito mais transparente do que eu imaginava (e um pouquinho turvo também). Os aromas me pareceram indistintos, sobressaindo-se apenas um toque de pimenta do reino e pimentão verde que se mostrou presente também no sabor. Com um corpo pequeno e pouca dimensão, surpreendeu o fato dele ser tão picante na boca.

Simples demais, estranho demais. Não compraria novamente e continuei sem entender qual a mágica de um bom pinot.

Classificação: \0/

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Removi o post acima, pois havia chamado-a de "amigo", rs.

    Permita-me intrometer. Se deseja ver a verdadeira mágica da Pinot, teríamos de entrar em cifras altas e lugares como Borgonha e Nova Zelândia. Entretanto, é possível perceber algo mais que "pimentões", experimente o chileno Cono Sur Reserva Pinot Noir (+/- R$40,00) do vale de casablanca ou então opte por alguns da Patagônia argentina, como o ótimo custo/benefício "Fin del Mundo Newen Pinot Noir", também na faixa dos R$ 40,00. Abraço e depois nos conte.

    ResponderExcluir
  3. Sugestões anotadíssimas! Assim que puder, digo como foi ;)

    ResponderExcluir